quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Está batendo à porta:

vida adulta

independente

responsável

(não quero desperdiçar!)

Convalescência

Muito pude aproveitar desse meu período de convalescência. Ficar sossegada, não poder fazer grandes e nem pequenas coisas, como sair de casa, ou lavar a cabeça, depender do outro para quase tudo, me sentir tão presa quanto a época em que eu quase não tinha liberdade.

E eu sempre digo, e muitas tantas outras pessoas tbm dizem, para tirarmos coisas boas até daquilo que aparentemente nos parece ruim.

Boa Noitche, Mari.

Mudanças

Vi no orkut de um amigo:

"O tempo passou e eu mudei. Mudei porque amadureci. Mudei porque passei por tantas e tão diversas experiências, que consegui aprender com meus próprios erros. Mudei porque me decepcionei com amigos. Mudei porque me decepcionei com amores. Mudei porque conheci pessoas tão especiais que fui capaz de me inspirar por elas e me espelhar nelas para me tornar uma pessoa diferente, talvez uma pessoa melhor. O tempo passou, eu mudei e nem tudo, nem todos me acompanharam, mas valeu a pena..."

Eu, Mariana, tbm mudei, hoje necessito de relacionamentos mais profundos do que muitas experiências superficiais...hoje não vejo graça em coisas que antes me matavam de tanto rir... prefiro me apaixonar por mim mesma do que choramingar amores "bandidos" e pior, investir neles sem ter retorno algum... (acho q toda mulher já fez isso, não pq o cara era bom o suficiente, mas por insistência e mimo, por achar que querer é poder, e que se pode tudo, até mudar um idiota, quando a única mudança que podemos fazer é em nós mesmas...) hoje mudei pq prefiro só guardar na minha lembrança os momentos bons do passado, e tudo aquilo que for ruim tirar o aprendizado, mas esquecer, sem mágoas... (parece meio clichê né? as pessoas falam isso que nem bebem água, mas na prática não é tão fácil assim.) hoje eu consigo ficar sozinha comigo mesma sem surtar ou ter uma tristeza profunda.. consigo escutar mais que falar... e percebo que a solidão não é tão ruim assim.. e que independente de eu ser revolucionária, moderna, ou qquer outra coisa, não existe melhor sensação do que brincar e desejar... faltar, ser questão... como a propaganda do canal futura sugere:
"Como você pode ver, não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas".... concordo! e que nada é melhor para a saúde que um amor correspondido.. (nem que seja por um simples e singelo olhar de um amigo)... Mudei pois vi essa possibilidade de mudança em mim, e não penso como antes e ajo diferente. E sim, quero sim, continuar mudando... Ser levada pelo fluxo do rio e não me prender as margens, correndo o risco de me afogar... Mudei pois agora tenho aprendido a cuidar de verdade de mim, pensar no que tenho feito, no que minhas atitutes representam pra mim e como elas repercurtem na minha vida em relação com as pessoas que eu gosto... mudei quando descobri em mim mesma a necessidade incessante de mudança!

O sonho

O sonho foi mais ou menos assim: portaria, playground e primeiro andar do Tizé ( prédio o qual morei na minha infância) junto com a casa da vovó glória (a que eu brincava na infância tbm).

Personagens: um conterrâneo meu, de uma família com poderes econômicos e sociais na cidade. Fica muito claro uma Hilux preta a qual, foi dentro dela que eu o aceitei em namoro, no meio da rua mariano procópio em frente ao tizé. Um pedaço da rua quinze (rua lateral do tizé) tinha caído. (?)

O outro personagem é um cara de niterói, desligado com essas questões de ter status e blau, interessado em viver a vida da maneira mais simples possível, engajado em movimentos sociais, livre, iria para nova zelândia surfar, por isso disse que não iria se apegar, estava chapado. Situação: ficamos na rua quinze perto de uma banca de jornal. (?)

Depois de uma "onda" forte e uma tensão profunda, um extâse, uma alegria misturada com prazer, seguida de uma angústia... não sei explicar... quando ele, o cara de niterói, me diz que iria voltar para festa que acontecia no tizé/ casa da vó glória, aniver da minha prima. Fiquei decepcionada e o deixei ir.

Esperei um pouco (ou muito depende do ponto de vista) para voltar a festa. quando voltei, ele, de niterói, estava na escada da frente do tizé me esperando. Não o olhei por orgulho.

Chegando a festa, não enontrava minhas amigas de tres rios, fui até o 401 atrás dela e me falaram q elas estavam no primeiro andar. Pois bem, desci de elevador, e lá estavam todas elas mais os meninos que estudaram comigo aqui no santo. * e **

Fiquei puta, chateada, me senti excluída. Mas elas se justificaram dizendo que eu havia sumido.

Chegou a hora dos parabéns, ficamos na indecisão se cantávamos no primeiro andar do tizé ou na varanda da casa da minha avó (que eram lugares pertos, como se a varanda fizesse parte do prédio) Decidimos a varanda.

Enquanto isso, no play que ficam as bicicletas do prédio, ele, meu namorado da Hilux, com status, grana e poder, me procurava.

Acordei.

Recomeçar

E quando a gente faz faz faz faz faz e faz... depois vem a culpa?
ah, não desista. Recomece! NÃO DESISTA, RECOMECE!

(falo pra mim mesma. afirmo em mim mesma, e Drummond
me ajuda nisto!)

Não importa onde você parou...
em que momento da vida você cansou...
o que importa é que sempre é possível e
necessário "Recomeçar".

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
é renovar as esperanças na vida e o mais importante...
acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período?
foi aprendizado...

Chorou muito?
foi limpeza da alma...

Ficou com raiva das pessoas?
foi para perdoá-las um dia...

Sentiu-se só por diversas vezes?
é porque fechaste a porta até para os anjos...

Acreditou que tudo estava perdido?
era o início da tua melhora...

Pois é...agora é hora de reiniciar...de pensar na luz...
de encontrar prazer nas coisas simples de novo.

Que tal
Um corte de cabelo arrojado...diferente?
Um novo curso...ou aquele velho desejo de aprender a
pintar...desenhar...dominar o computador...
ou qualquer outra coisa...

Olha quanto desafio...
quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te
esperando.

Tá se sentindo sozinho?
besteira...tem tanta gente que você afastou com o
seu "período de isolamento"...
tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu
para "chegar" perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza...
nem nós mesmos nos suportamos...
ficamos horríveis...
o mal humor vai comendo nosso fígado...
até a boca fica amarga.

Recomeçar...
hoje é um bom dia para começar novos
desafios.

Onde você quer chegar?
ir alto...sonhe alto... queira o
melhor do melhor... queira coisas boas para a vida...
pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos...
se pensamos pequeno...
coisas pequenas teremos...

já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente
lutarmos pelo melhor...
o melhor vai se instalar na nossa vida.
E é hoje o dia da faxina mental...
joga fora tudo que te prende ao passado... ao mundinho
de coisas tristes...

fotos...peças de roupa, papel de bala...ingressos de
cinema, bilhetes de viagens...
e toda aquela tranqueira que guardamos
quando nos julgamos apaixonados...
jogue tudo fora... mas principalmente...
esvazie seu coração... fique pronto para a vida...
para um novo amor...

Lembre-se somos apaixonáveis...
somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes...
afinal de contas...
Nós somos o "Amor"...

Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do
tamanho da minha altura.

Carlos Drummond de Andrade.
Hoje as meninas aqui em casa falavam de mau olhado, pessoas carregadas, espiritismo, prece, reza, oração, etc.. uma mistura de religiosidade com misticismo.. bem, pra mim o pecado esgota nosso poder espiritual e a confissão o restaura.

Todos temos poder, mesmo não acreditando, mas acabamos direcionando esse poder a "outros", pois não somos suficientemente ligados ao mundo espiritual e uma das maiores causas que nos afastam dEle é o pecado. E o q é o pecado? (fique em silêncio, simplesmente escute!)

O que quero não é provar empiricamente fatos e nem convencer ngm, quero bem mais do que isso, quero sentir.

E pra terminar, serei breve, e utilizar do humor. Um dia vendo Chaves, sim Chaves no SBT, ele diz algo que pode nos passar desapercebido, mas que não deixa de ser uma definição de fé:

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!" CHAVES
"Por quê?" QUICO
"Porque não estou vendo ele!"
CHAVES

Beijos, Mariana

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

dia 21 de janeiro de 2010

cansada pra dedéu! vai entender... porém,
feliz com muitos encontros e acontecimentos e chateada com a falta de $$$... é uma bosta ser classe-mérrrdia! se euu tivesse muito gastaria com viagens e cultura! ééé, vamos dizer q uns 15 % separaria para a estética, pq bem-estar é essencial! =P
tô com meeedo de me formar e não conseguir ganhar o suficiente para viver bem! ao mesmo tempo que tento me desprender desses pensamentos materiais, tbm penso: quem vai pagar o choppe? é tenso amigo! dindin é essencial para viver bem, digo isso pois gosto de ser independente e gosto de uma certa mordomiazinha tbm, um showzinho bom, uma viagem foda, um dia no salão com direito a tu-do, né? (bem acho q falei demais, mas tbm, pra que perguntar no que tô pensando agora?! agr guentaaa!!!) Basss noitchee!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

"Se um cara desse leva sua vida pessoal com a barriga o que você acha de um relacionamento?"

pois é... mas é por esses que me atraio!

mudei, mudei de novo e mudei outra vez. De decidida e extrovertida, hoje me vejo uma verdadeira tímida, envergonhada quando sou elogiada, sem saber como proceder quando estou afim... demonstrar? atacar? ficar na minha e esperar que ele venha? os casos são peculiares. Mas fato é que sempre que estou afim, eu mesma, não consigo olhá-lo nos olhos, paquerá-lo, seduzí-lo. Eu simplesmente me escondo e deixo com q ele me perceba. E se ele não perceber? Eu acabo esquecendo...

Pq de mulher decidida e independente eu me transformei nesse bichinho do mato novamente?

"
se ele quisesse, ele te achava."

Antes se eu desejasse, eu não esperava.
Era eu que tinha desejo, era eu que me movimentava.
Mas eu não me dava conta que existe uma produção de desejo. Um fluxo e um corte, um fluxo e um corte.. ou como diriam os psicanalistas: desejamos o que nos falta.
Eu não dava esse trabalho, eu estava a todo tempo presente, contando tudo aquilo que poderia ser misterioso e encantador em mim, impedindo essa produção. Achava que bastava A querer B e pronto, mas me esquecia que A e B são compostos por multiplicidades e não é tão simples assim como eu imaginava.
Há tbm o q é produzido pela nossa sociedade, que ainda é muito machista, onde o homem deve ter o trabalho de conquistar a mulher, caso contrário, a mulher é taxada de puta, prosmíscua, "facinha".
Em relação a isso, sou bem resolvida, mesmo pq sei bem o q sou. E não ligo pra rótulos... (talvez por eu ser pouco apegada ao q os outros dizem de mim, sou considerada "doidinha", pois realmente como a expressão diria: tô cagando e andando pro que os outros falam! Ngm limpa minha bunda!) a isso, eu não me preocupo, mas a problemática está em não haver toda aquela produção de desejo, por eu ser ansiosa, não respeitar o tempo, não causar angustia (pq faz parte). Portanto, se sabemos tudo sobre o outro, qual é a graça de não ter que desvendar mais nada? O encanto se perde...
A paixão nada mais é do que um feitiço, onde conseguimos mitificar o outro, fantasiar uma relação e assim aumentar nosso bem-estar! Eu me apaixonava rápido, (acho que por falta de critérios, ou por querer experimentar novas sensações, ou até então por não suportar a solidão) Hoje em dia é diferente, consigo enxergar o valor que há em mim, e agora digo que não beijo qualquer um não. Tem que me conquistar, me seduzir, fazer com que eu goste da companhia, do cheiro, do jeito, da conversa, que eu esteja mesmo afim!
Aproveitando que a sociedade reforça isto, em que o homem tenha o trabalho de conquistar a mulher, sim, vou ficar na minha, dar mais trabalho, fazer menos esforço. Mas esperar é difícil pra quem se considera (devido aos fatos) ansiosa.

(ui, que desabafo tenso! preciso da tânia, da terapia!)

domingo, 17 de janeiro de 2010

Para quê serve a arte?

Para nada de especial, apenas para espantar o tédio, inspirar loucuras, lembrar que as coisas não precisam ser sempre iguais.

Poesia serve exatamente para a mesma coisa que serve uma vaca no meio da calçada de uma agitada metrópole. Para alterar o curso do seu andar, para interromper um hábito, para evitar repetições, para provocar um estranhamento, para alegrar o seu dia, para fazê-lo pensar, para resgatá-lo do inferno que é viver todo santo dia sem nenhum assombro, sem nenhum encantamento.

Martha Medeiros fala por mim

Beijos, Mari

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

filminho
biblioteca
academia
sofazinho
lua
sua banda favorita
ler um livro
feriadão
banco da praça
vendo a paisagem
dando risada
cantando na cozinha
final de tarde
tempestade
lendo os emails
na areia sentindo as ondas nos pés
esperando taxi

domingo, 10 de janeiro de 2010

carência

faltam palavras e fotos para registrarem
esses encontros tão especiais
que estou vivendo
no pós-operatório.

com minhas amigas de três rios presentes aqui,
descobri o quanto eu mudei,
e elas, de niterói, me fazem ver o que me tornei!

todas elas, cada uma delas, particular, singular, única

(preciso de terapia, voltei desarticular meus pensamentos, mas posso transformá-los em arte! pq?)

primeiro final de semana de janeiro- operada

eu tenho as melhores amigas do mundo, as mais divertidas tbm, as mais sinceras, as mais jovens (exceto a bianca hehehheheheh) EEE as mais bonitas!!! saudades já do porquinho e do cafuné, da preocupação e cuidado de vcs comigo, de encher o saco de vcs, de ser chata pra caraleo e nao te deixar dormir, de pisar no cabelo da bianca de madrugada (eu não conteei, mas eu bem fiquei pisando no cabelo dela qd eu fui pro quarto hehehehehe), dos lanchinhos q a carol me fez engordar 2 kg (a culpa era sempre de alguém) e de abrirem a porta pra mim... ahhh e tbm de lavarem a louça!!! e de saber um monte de fantasias infantis.. hehehehe tipo aquela de baiana da fischer!!!! hauahuahuahuahauhauha amoooooooooo!!!!
Não te irrites, por mais que te fizerem...
Estuda, a frio, o coração alheio.
Farás, assim, do mal que eles te querem,
Teu mais amável e sutil recreio...

Mário Quintana

domingo, 3 de janeiro de 2010

Mude

Edson Marques

Mas comece devagar,
porque a direção é mais importante
que a velocidade.

Sente-se em outra cadeira,
no outro lado da mesa.
Mais tarde, mude de mesa.

Quando sair,
procure andar pelo outro lado da rua.
Depois, mude de caminho,
ande por outras ruas,
calmamente,
observando com atenção
os lugares por onde
você passa.

Tome outros ônibus.
Mude por uns tempos o estilo das roupas.
Dê os teus sapatos velhos.
Procure andar descalço alguns dias.

Tire uma tarde inteira
para passear livremente na praia,
ou no parque,
e ouvir o canto dos passarinhos.

Veja o mundo de outras perspectivas.
Abra e feche as gavetas
e portas com a mão esquerda.

Durma no outro lado da cama...
depois, procure dormir em outras camas.

Assista a outros programas de tv,
compre outros jornais...
leia outros livros,
Viva outros romances.

Não faça do hábito um estilo de vida.
Ame a novidade!

Eu posso dizer que mudei, e muito! E cada dia mudo mais, e muito pra bem melhor! Há quem diga que não, mas nada me faz tão bem quanto as mudanças! Aaaaaah como é bom mudar!!!! aaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhh suspiros suspiros suspirossssssssssssss tem gnt que quer oprimir, quer reprimir, quer conservar, não admite o novo, é contra o subversivo, a revolução é insuportável, não quer encontrar outra alternativa pra viver. Eu?! eu??? eu? aaaaahh eu sou livre! livre pra mudar o quanto eu quiser! E são essas mudanças, esse meu novo olhar sobre a vida que me faz suspirar!!!!! aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhh libertei-me do meu corpo encouraçado, das amarras do meu passado, das vontades que eram só minhas, da minha individualidade, de aceitar uma única verdade! hoje, ainda me vejo diferente, e daqui a pouquinho estou suscetível a outras mudanças... Não quero criar raízes, quero espalhar sementes! não quero desperdiçar o que há em mim de potente, não quero voltar pro lugar comum... mente abertaaa, música nova, música velha, bons livros, teatro e arte, dança livre, som, silêncio, amooooor muito muito muito!!!! estou tão sentimental, com tanta saudade lá do rio, da liberdade que eu tenho lá, não que eu não tenha em três rios (aliás, ando tendo papos excelentes com meu pai) mas tô com saudade do cheiro do Rio, do clima, de como eu me sinto tão mais livre, livre até pra pensar ! Hoje, estou aqui, com 4 dias de operada, sem poder sair de casa, sem poder levantar meus braços, num tédio, esperando visitas... mas na expectativa, estou mudando nos micros movimentos que são possíveis pra mim, agora. Termino o post com Novos Baianos, Mistério do Planeta:

Vou mostrando como sou e vou sendo como posso.

Jogando meu corpo no mundo, andando por todos os cantos

e pela lei natural dos encontros,

eu deixo e recebo um tanto.

E passo aos olhos nus ou vestidos de lunetas.
Passado, presente, participo sendo o mistério do planeta.
O tríplice mistério do stop,

que eu passo por e sendo ele no que fica em cada um.
No que sigo o meu caminho e no ar que fez e assistiu.

Abra um parênteses, não esqueça que independente disso eu não passo de um malandro.

De um moleque do Brasil, que peço e dou esmolas.

Mas ando e penso sempre com mais de um,

por isso ninguém vê minha sacola.


:)


ieiêê volta no mundo, ieê o mundo dá voltas!!!

já volto

Quando a gente tá contente
Tanto faz o quente, tanto faz o frio, tanto faz
Que eu me esqueça do meu compromisso
Com isso ou aquilo que aconteceu dez minutos atrás
Dez minutos atrás de uma idéia já deu
Pra uma teia de aranha crescer e prender
Sua vida na cadeia do pensamento
Que de um momento pro outro começa a doer

Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá

Quando a gente tá contente
Gente é gente (gato é gato!)
Barata pode ser um barato total
Tudo que você disser deve fazer bem
Nada que você comer deve fazer mal
Quando a gente tá contente
Nem pensar que está contente
Nem pensar que está contente a gente quer
Nem pensar a gente quer, a gente quer
A gente quer, a gente quer é viver!!!

(Barato Total- Gilberto Gil)

Não saí da minha cabeça... e eu deixo!

Bom senso

Já virei calçada maltratada
E na virada quase nada
Me restou a curtição
Já rodei o mundo quase mudo
No entanto num segundo
Esse livro veio a mão

Já senti saudade
Já fiz muita coisa errada
já pedi ajuda
já dormi na rua
Mas lendo atingi bom senso
Mas lendo atingi bom senso
A imunização racional.

(Tim Maia)

grandes momentos ao som desta música!