sábado, 20 de dezembro de 2008

Duas questões que ainda estão sendo formuladas em mim é a questão da família, a criação e a questão da religião e terapia como já falei em um dos posts abaixo.

A gente não escolhe a família de sangue a qual fazemos parte. A família nada mais é que um grupo social que influencia e é influenciado por outras pessoas e por instituições.
Cada familia assume uma estrutura característica. A família tem função de proteção psicossocial e acomodação a uma cultura.
A famíla constitui o primeiro e o grupo mais importante de toda pessoa. é a partir dela que somos apresentados ao mundo. É uma referência estabelecida pelas relações e identificações que a criança criou durante seu desenvolvimento.

Um dos filmes q eu mais gosto de pensar qd me refiro a família é a trilogia do Poderoso Chefão. Dá para pensar na clã, na função de família, nas relações de poder existentes entre os membros, tal como na hierarquia. Dá pra fazer uma analogia da família de antigamente com a família contemporânea. Dá para problematizar e desmistificar o conceito de família. Pra quem não assistiu o filme e não leu o livro: http://www.tribunadoplanalto.com.br/modules.php?name=AvantGo&file=print&sid=842

Outro dia escrevo mais sobre isso, pois ainda me questiono muito sobre esse assunto. Hoje estou totalmente exausta. Boa noite!

Nenhum comentário: