sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

O que é o Natal?

"Quero ver você não chorar,
Não olhar para trás,
Nem se arrepender do que faz.
Quero ver o amor vencer
E se a dor nascer,
Você resistir e sorrir.
Se você pode ser assim,
Tão enorme assim eu vou crer
Que o Natal existe
E ninguém é triste
Que no mundo há sempre amor.
Bom Natal, um feliz Natal,
muito amor e paz pra você,
pra você."

Quando eu era pequena, eu, meu pai e meu irmão nos reuníamos todas as noites ao lado em volta da árvore de natal e ficávamos cantando algumas músicas natalinas olhando os pisca-pisca e os enfeites. Essa era uma das minhas músicas preferidas.

Ontem, fui na casa de vovó Nelma e ela não lembrava de mim por conta do alzheimer, mas ficamos cantando "Noite de paz, noite de amor" durante uns 30 minutos seguidos. Depois eu sai na rua com minha priminha Dedé de seis aninhos e achei que o Natal possuía mais sentido qd eu tinha a idade dela. Parece q as casas (pelo menos aki em tres rios) eram mais ilumidas e as pessoas mais fraternas, ou era eu que fantasiava. Bem, posso estar enganada.

Foi bom vivenciar esses dois momentos de ontem. Primeiro pq eu me perguntei: O que é o Natal? O capitalismo tem apagado o verdadeiro significado do Natal em troca de lucros materias. É a época do ano que mais se vende, mais se consome. As pessoas estão preocupadas com os presentes, com as festas e esquecem de celebrar o nascimento de Jesus.

Talvez seja por isso que eu gostava mais do Natal da minha infância, pois como bom educador, meu pai queria deixar isso claro para mim e para meu irmão. Hoje, já crescidos não precisamos ser esclarecidos quanto a isso, mas acabamos esquecendo o verdadeiro sentido do natal.

Que tal ao invés de trocarmos presentes, podíamos falar sobre nossos sentimentos, fazer eles serem ditos. Cultivar um natal mais humano e menos material. Um natal que fosse possível pedir perdão, dizer palavras bonitas a quem amamos, e ajudar quem precisa. Enfim, se renovar para o ano que está para começar.

Algumas pessoas não gostam de Natal, pois só olham para o lado material. Reclamam que é injusto algumas crianças receberem presentes caríssimos e outras nada. Algums pessoas passarem sozinhas, sem família, e outras com sua familia unida, ou na casa de amigos. Que uns podem e outros não. Essas pessoas pensam de maneira contrária ao que o Natal propõe. O Natal não é uma data para ostentações, embora muitos utilizem o dia comemorativo para isso, e a maior prova de humildade foi Jesus Cristo ter nascido numa manjedoura.

Pq não fazer o próximo Natal diferente? Ao invés de comprar bens materias pq não cultivar as pessoas que gostamos por perto? Pq não mandar uma mensagem, ligar ou visitar aquele amigo ou parente q vc não vê há anos? Pq não dizer para as pessoas importantes da sua vida que vc as amas? Não quero comprar presentes nesse natal, quero fazer diferente, quero resgatar o sentido que eu tinha desta data qd era criança. Qd me reunia com meus primos para os preparativos da grande noite do dia 24, cheio de surpresas, de pecinhas, encenações, cantatas sobre o nascimento de Jesus e principalmente harmonia entre todos. Dia de perdoar e pedir perdão. Dia de confraternização e reflexão sobre a vida de Jesus. Dia de festa, dia de benção, e não apenas de presentes e comilanças.

Quero fazer desse Natal um sentimento. Dar sentido ao que se perdeu ao decorrer da minha vida. Resgatar o significado de Natal em mim e me renovar.


Nenhum comentário: