terça-feira, 25 de novembro de 2008

Alma Imoral

Trair significa transgredir a lei, seja essa lei qual for. E transgredir é transceder!
A partir do momento em quem rompemos com a tradição, estamos evoluindo.
Trair só pelo ato de trair causa feridas na alma, mas quando se transgride um tradição, seja ela qual for, em prol de um crescimento, a traição passa a ter um outro significado. Um significado evolutivo. Neste caso, trair é pensar coletivamente, e não é ser egocentrico. Povos que traem suas tradições e que a partir daí criam novas formas de olhar, novos modos de produzir.
Romper com as tradições, não só pelo ato de romper, mas em busca de crescimento é um fator importantíssimo na nossa história. Jesus transgrediu a lei e rompeu com a tradição. Portanto, transgredir é necessário. E nos faz pensar que o certo e o errado são situações relativas e não absolutas.
O apego fere a alma da mesma forma que a traição fere o corpo. O traído sente no corpo a dor da trangressão e na alma a dor do seu apego. Pq todo traído é alguém que se peca pelo apego.
"As mulheres buscam o fecundador perfeito que lhes dará maior chance de procriar com sucesso, seja por critérios de força, saúde, inteligência, tradição cultural ou riqueza. Os homens usufruem da monogamia, a partir da qual terão direito a uma mulher sem ter de enfrentar a cruel e destrutiva competição daqueles que, sendo mais dotados em qquer dos critérios acima, poderaiam tomar a si quantas mulheres quisessem." Bonder
Cada vez que um homem se vê tentado por uma mulher, vem a dúvida sobre preservar o "correto" do passado ou buscar o "bom" do momento.
Todo homem é um potencial traidor da mulher no que diz respeito a possibilidade de surgir um outro "bom" que lhe indica uma melhor possibilidade de cumprir seu desígno de procriar.
A mulher, por sua vez, tbm é uma traidora em potencial. Mas a mulher não trai quantitativamente como o homem, mas qualitativamente. O sonho feminino é de um homem ideal.
"O homem trai para resgatar sua semente fora do aprisionamento quantitativo da monogamia; a mulher trai para resgatar sua semente fora do aprisionamento qualitativo da monogamia." Bonder
O erro deliberado é o livre-arbítrio que permite não apenas cumprir ordens e instruções mas se for o caso, rompê-las. E o ato de crucificar, por sua vez, não acontece apenas no mundo exterior como tbm no íntimo de cada indivíduo.
Cada um de nós temos uma alma imoral, seja por desejo de transgredir ou de obedecer.

Nenhum comentário: