domingo, 23 de novembro de 2008

A Arte de Falar

Sempre fui muito de falar, mas falava qquer coisa q vinha a cabeça, sem censura, sem prudências... e por falar sem pensar fui sendo esteriotipada, rotulada como anta... Daí percebi como é difícil se expressar... A gnt se expressa pensando no que o outro vai achar, o tempo todo queremos ser amados, e para isso muitas vezes mudamos algo em nós simplesmente para ser aceitados...
bem, tudo na vida tem seu lado bom e ruim... e a gnt faz escolhas o tempo todo, o TEMPO TODO, e podemos escolher ficar calmo ou se estressar... responder ou ficar em silêncio... opinar ou se omitir...
Posso dizer que antes eu falava bem mais, mas hoje prefiro pensar antes de dizer qquer coisa... as vezes me sinto oprimida, mas "se eu falo o q quero eu posso escutar o q não quero".. saco? e realmente sou sensível demais para ouvir ofensas e as vezes me falta coragem para falar o que quero... Por medo de ser julgada! E dependendo do que vc diz, ah meu amigo, tu podes ser marginalizado para sempre...
A bíblia me ensinou a refletir com seus provérbios... "A boca diz o que está cheio o coração..." Do que o meu coração está cheio? O que eu tenho falado??? Somos inseridos na sociedade através da linguagem... E posso utilizar essa ferramenta tão poderosa que eu tenho diante a sociedade para construir ou destruir... dai entra a questão da escolha... meu discurso pode amaldiçoar ou abençoar... pode fazer o bem, ou pode criar situações lamentosas... pode oprimir ou pode relaxar...
Muitas pessoas falam demais e acabam não abrindo espaço para as que são mais tímidas ... outras vezes essas que são tímidas perdem oportunidades por medo de falar... Há tempo para tudo... Há tempo de falar e de ficar em silêncio... è preciso discernimento para saber quando falar e o q falar.
Sabe, a melhor maneira de falar bem é ler, ler muito, estar convicta do que fala. Quem perdura na duvida, não afirma nada. Mas pq não falar qd se está com duvida? É importante enxergar as oportunidades e não deixá-las passar. Quantas vezes vc deixou algo pra trás com receio de falar?
Falar, Falar, Falar... Quanto poder temos só em falar! Censurar??? AS vezes somos censurados por nós mesmo.. outras vezes, por situações, outras por pessoas que não querem e não tem interesse pelo q vamos falar... A censura pode ser vista como algo bom ou ruim, depende de que ângulo vc a enxerga.
Agora uma coisa é certa, até qd vc pensa q não tem nada a falar.. em um ato falho desapercebido pode se trabalhar uma grande questão.... então fale! fale o q vier a cabeça em um análise... mas na rua, pense antes de falar.

Um comentário:

Unknown disse...

Tá vendo??
foi por eu te censurar tanto q hj vc é mais inteligente! hahahaha
sempre soube q vc um dia ia reconhecer meus esforços...