terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Novas sensações de liberdade

Havia recebido um email com um convite para fazer parte do grupo de teatro que estava sendo realizado no DCE na UFF, cuja a proposta era de um teatro fórum onde devíamos construir juntos as cenas de acordo com situações do dia a dia. Participar do Teatro do Oprimido abriu nova possibilidades de crescimento pra mim. Principalmente no que diz respeito a liberdade do corpo. Me sentia tão livre pra falar o que pensava, viver do jeito que queria, sem formalidades e mecanismos. As pessoas do teatro tbm eram assim livres e por mim, eram consideradas artistas.
Participávamos de oficinas, jogos... depois dos exercícios nós fazíamos reflexões sobre nossos modos de ser no mundo, a sociedade, política, etc... Para mim, foi possível realizar catarses com meu corpo. Era muito bom se sentir livre! O significado se aproximava de uma terapia... E por falar em terapia, as vezes sinto falta de qd fazia análise... sai de lá muitas vezes mais angustiada do que entrei, mas claro, estava tocando em pontos da minha vida que ainda eram questões para mim... mas era bom saber que tinha alguém pensando no meu caso... e q podia falar qquer coisa q viesse a cabeça q ele iria me ouvir! Rompi minha análise por pura resistência, não consegui me escutar. Mas voltando ao assunto sobre liberdade... Um dia ouvir dizer de um professor q somos livres apenas qd não conhecemos aquilo que nos controla. E essa frase fez mt sentido na minha vida. Na verdade a liberdade completa não existe... pois somos controlados o tempo todo ou por nossa consciência ou pelo olhar do outro... Mas ainda que não sejamos totalmente livres, ainda assim, pela liberdade que temos, podemos escolher o nosso modo de ser no mundo.

Um comentário:

Unknown disse...

dragão, é catarse... vc trocou o r!
e fiz uns comentários nos posts passados!!