terça-feira, 2 de dezembro de 2008

"As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental."

Segundo alguns padrões, a beleza é a perfeição das formas, é um valor. E ninguém gosta de se sentir inferior especialmente naquelas coisas que valoriza.
A beleza assume uma verdadeira tirania.
"As imposições estéticas levam o indivíduo à compulsividade que, para ter um corpo perfeito, faz dele uma máquina onde vale qualquer preço para tentar chegar à boa forma, atendendo assim, aos anseios de seu meio ambiente social.

Cuidar do corpo tendo em vista a melhor aparência vai se tornando, gradativamente, uma necessidade para os indivíduos. Estrutura-se, dessa forma, um mercado das aparências, representado por inúmeros profissionais especializados em tratamentos de pele, cabelo, gordura, pêlos, unhas etc e instrumentos de atuação que se encontra em livre desenvolvimento (instrumentos e produtos para modelar e alisar os cabelos, aparelhos de eletro-choque para fortalecer o abdômen, raio-laser para remover pêlos, máquinas de bronzeamento, agulhas contra celulite, shakes para emagrecer, entre muitos outros).Desta forma, as relações que o mercado estabelece com a expectativa de corpo predominante são múltiplas, criando sempre demandas corporais e novas exigências aos indivíduos."
O corpo é cultuado de maneira exarcebada valorazindo o sujeito apenas por possuir um corpo proximo ao ideal (pq até as modelos tem seus defeitos e precisam de photoshop para reparação) e deixando de lado outras viturdes como caráter, inteligência, simpatia.
Com isso, a sociedade contemporânea e a mídia validam o que Vinícius de Moraes disse: "As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental". Mas será mesmo q é fundamental? Claro, não posso ser hipócrita e dizer que não gosto de ver um cara gato, mas será q esta beleza está acima do caráter? Daí vem a minha opinião... Se for bonito, ótimo. Mas só isso não basta.

Nenhum comentário: