sábado, 20 de dezembro de 2008

Religiões, imediatismo, soluções...

A religião utiliza de alguns dispositivos que fazem o sujeito a refletir sobre sua vida, a se escutar e a melhorar alguns traços em sua personalidade.

A princípio a pessoa religiosa tem q rezar e se manter santo. Na oração o sujeito deve confessar os seus pecados (uma forma de se ouvir e por em palavras os sentimentos), pedi perdão (isto é, também se perdoar), agradecer (gratidão faz bem ao ser humano), pedir algo (a esperança de um futuro melhor é o q otimisa ao sujeito a prosseguir na vida). Se manter santo, é estar longe do pecado (aquilo q nos separa de Deus), é fazer do corpo um templo para habitar o Espírito Santo.

Pois na bíblia (
Gl 5.19-23) diz que "as obras da carne são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas." Essas devemos nos manter afastados e devemos procurar "o fruto do Espírito que é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança."

A bíblia traz várias passagens que são aproveitadas para bons sermões que fazem o sujeito refletir sobre seus atos e pensamentos.
Para os cristãos a maior lei é "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo" (Mt 22.37). Os cristãos prezam ao amor a Deus, ao amor próprio e ao amor ao próximo.

O que diferencia o discurso da psicologia e das igrejas é que nas igrejas é prometida uma mudança de forma drástica e imediata enquanto na terapia exige um prazo maior para que certas mudanças ocorram. Os problemas não acabam de uma hora pra outra, mas é um processo mais demorado q requer um esforço do sujeito.

As pessoas acabam por procurar as igrejas pois querem acabar logo com o problema q as aflinge em busca de um milagre. Em alguns casos, a religião tem mais eficiência q a terapia (ex: no caso de um sujeito drogado querendo se livrar de seu vício) em outros, a terapia tem um efeito maior, como problemas do dia a dia que exige uma mudança gradual de comportamento.

A religião, seja ela qual for, tbm serve de dispositivo de controle para o sujeito se sente vigiado o que o restringe em agir erroneamente para a comunidade a qual faz parte.

O Budismo como filosofia de vida é sensacional, os
ensinamentos básicos são: "evitar o mal, fazer o bem e cultivar a própria mente. O objetivo é o fim do ciclo de sofrimento, samsara, despertando no praticante o entendimento da realidade última - o Nirvana. O ponto de partida do budismo é a percepção de que o desejo causa inevitavelmente a dor. Deve-se portanto eliminar o desejo para se eliminar a dor. Com a eliminação da dor, se atinge a paz interior, que é sinônimo de felicidade. "

"A base do budismo é a compreensão das Quatro Nobres Verdades , ligadas à constatação da existência de um sentimento de insatisfação (Dukkha) inerente à própria existência, que pode no entanto ser transcendido através da prática do Nobre Caminho Óctuplo." (quer saber mais, http://pt.wikipedia.org/wiki/Budismo)

Pegando como parâmetro essas duas religiões, uma ocidental (cristianismo) e outra oriental (budismo), pude constatar elementos terepeuticos em ambas, o qual fará o sujeito dar sentido a sua vida e a sempre procurar se aperfeiçoar. Outro fator q a religião muito tem a colaborar para alivio do sofrimento do sujeito é o fato de tentar explicar a morte.

Gostaria de pesquisar mais sobre outras religiões, queria entender melhor sobre esse assunto e com isso escrever de maneira mais clara e simples. Mas isso fica para mais tarde.

Nenhum comentário: