sexta-feira, 26 de junho de 2009

Como o capitalismo cultural afeta o corpo do artista?

O que tenho percebido hoje é que quase toda força de criação tem sido canalizada para o capitalismo. Tem- se produzido não com o objetivo de "fazer arte", mas por trás dessa há o "fazer arte para vender". O capitalismo se insere nos nossos desejos, nos atravessa de maneira q ora passa desapercebida influenciando intensamente em nossa produção.
Não vou negar, na minha opinião a arte foi feita para fascinar. Esse fascínio tem sido dominado por esse sistema hipócrita, onde não se faz arte por fazer, mas arte para vender. Quando esse fascínio pelo dinheiro é quebrado por nós, nos permite levarmos uma vida pensante. E pensar é exercício de liberdade!
Esse movimento de criação se constitui no modo em que somos afetados pelo mundo conjuntamente com o repertório que já temos engendrados em nós.
E ai entra o ponto q concerne tanto ao artista quanto ao psicólogo: ambos se compõe onde há uma tensão que nos força inventar uma nova obra de arte ou um novo modo de vida, isto é, uma nova possibilidade de existência.
Queria aprender mais sobre tudo isso...

Nenhum comentário: