sábado, 13 de junho de 2009

Demian- Hermann Hesse

" Nossa vontade não é livre. Ninguém pode pensar o que quer nem podemos fazer o outro pensar o que queremos. O que se pode fazer é observar bem as criaturas, e assim é possível acertar muitas vezes com o que alguém pensa ou sente em um determinado momento e predizer o que fará no momento seguinte. Tudo isso é muito simples, mas os outros desconhecem. É claro que requer muito exercício."

"Quando um animal ou um homem orienta toda atenção e toda sua força de vontade para determinado fim, acaba por consegui-lo."

"Quando quiseres conseguir alguma coisa de uma pessoa e vires que ela se conserva inteiramente calma quando a olha resolutamente nos olhos, então é melhores renunciares a teu desejo. Nunca hás de conseguir nada de tal pessoa. Mas isso não é frequente."

"As palavras engenhosas não têm qquer valor, absolutamente nenhum. Só consegue afastar-nos de nós mesmo. E afastar-se de si mesmo é um pecado."

“... mal uma situação chegava a agradar-me ou algum sonho me fazia bem, logo perdiam seu encantamento e seu poder, sendo inútil tentar-lhes a renovação. Vivia agora um contínuo ardor de anseios não realizados, numa espera incessante e tensa que chegava amiúde enlouquecer-me...”

“O impulso que te faz voar é o sentimento de relação com as raízes de todas as forças, comum a todos. Mas tememos abandonar-nos a ele. É tão perigoso! Por isso quase todos renunciam de bom grado a voar e preferem caminhar, pela escala burguesa, apoiados nos preceitos legais. Tu não. Tu continuas voando corajosamente. E súbito descobres algo maravilhoso: percebes que pouco a pouco te vais assenhoreando do impulso e que junto com a magna força que te arrasta há outra força minúscula e sutil que te é própria.”

Nenhum comentário: